Câmera Record investiga cemitérios clandestinos de São Paulo

O Câmera Record deste domingo, dia 26/07, apresenta uma investigação exclusiva sobre o que há por trás de corpos encontrados dentro de covas rasas em São Paulo.

Numa área de mata, atrás de um grande shopping, localizado em uma avenida movimentada da maior cidade do Brasil, a polícia encontra cinco corpos e uma ossada. A descoberta chocante é o desfecho de mais uma ação que tem se tornado frequente para organizações criminosas: os chamados “tribunais do crime”.

O programa realizou um levantamento exclusivo a partir da cobertura jornalística diária da Record TV. Nos últimos três anos, a polícia descobriu 19 cemitérios clandestinos em São Paulo e região metropolitana. Os jornalistas Marcus Reis, Flávia Prado e Aline Bertoli se debruçaram sobre alguns desses casos. “Ao mesmo tempo que a polícia descobre, outros três já foram abertos”, afirma Luiz Bacci, apresentador do programa Cidade Alerta em São Paulo.

Dentre as vítimas, características em comum: jovens moradores de regiões dominadas pelo crime organizado. Os desaparecimentos abalam famílias inteiras, que sofrem com as perdas e com o medo de represálias. “Essas mães acabam perambulando. Elas que investigam, na prática”, explica Ariel de Castro, advogado especialista em Direitos Humanos.

Os julgamentos regidos por uma lei paralela são precedidos por sessões de tortura. “As vítimas eram amarradas, muitas vezes queimadas vivas dentro de pneus”, conta o delegado Carlos Alberto Cunha, sobre uma das investigações que comandou.

Apesar do temor, alguns familiares concordaram em falar sobre o drama que viveram. A mãe de um rapaz sentenciado pelos criminosos relembra: “Quando eu encontrei meu filho, ele estava jogado em um buraco”.

No podcast exclusivo do programa, o apresentador do Cidade Alerta Luiz Bacci e as repórteres Flávia Prado e Grace Abdou falam sobre os bastidores desse documentário.

O Câmera Record vai ao ar aos domingos, às 23h15. O programa é apresentado por Sergio Aguiar.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s